Cartagena das Índias e das cores no Caribe

Cartagena Centro Histórico

Cartagena Centro Histórico

Quando uma amiga me convidou para ir à Colômbia, pensei: enlouqueceu! Aceitei mesmo sem pensar, porque para qualquer destino já estou pronta!

Fui então investigar como estava a Colômbia e descobri que em termos de segurança tudo estava diferente, foi o ex-presidente Uribe, com a sua política contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farcs, que o país ficou mais seguro, ele obteve um grande índice de aprovação dos colombianos, e, consequentemente, viu o crescimento do turismo.

O exército está nas ruas, nos aeroportos, nas estradas, pode-se caminhar tranquilo nas principais cidades inclusive em Medelin.

Mas o que mais me encantou foi Cartagena, declarada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade em 1984, Cartagena soma aos encantos de sua arquitetura colonial, republicana e moderna, os atrativos de uma intensa vida noturna, festivais culturais de renome internacional, paisagens exuberantes, magníficas praias, excelente oferta gastronômica e uma infra-estrutura hoteleira e turística para todo tipo de orçamentos.

Algumas dicas de passeios:perca-se pelas ruas coloridas, faça um passeio de bicicleta ao entardecer sobre as muralhas, visite o Convento de La Popa, quem sabr um passeio com a “chiva” à noite e depois dance até o amanhecer na boate do centro histórico.

Mas se você gosta de mais aventura e quer rir bastante procure um passeio que leva a um vulcão extinto para um banho de lama, contrate as fotos, o banho depois pode ser por sua conta. Depois conte como foi!

Veja mais fotos aqui:

Cartagena, na parte antiga, é cercada por uma muralha, de onde se pode apreciar o seu colorido de cima. As pessoas são alegres e as ruas estão fervilhando de gente, num clima tropical com flores por toda a parte e frutos a escolher.

São muitas as razões para conhecer e visitar Cartagena, que as autoridades turísticas decidiram classificá-las por cores para facilitar aos viajantes um percurso completo por todos os seus atrativos. Cartagena é café, azul, verde, rósea, violeta, laranja, branca, amarela e vermelha.

Café por seu centro histórico, suas muralhas e seus fortes; azul pelo céu brilhante e o mar que beija as praias; verde pelas reservas ecológicas dos arredores e o esplendor das ilhas do Rosário e de Barú; rósea pelos múltiplos eventos desenvolvidos durante o ano como o Festival de Música Clássica, o “Hay Festival”, as Festas de La Popa e de Nossa Senhora da Candelaria, os festivais do Jazz e do bolero, o Festival Internacional de Cinema e as Festas da Independência em novembro, quando a cidade também fica repleta das mulheres mais lindas de Colômbia.

Cartagena é violeta porque é um destino ideal para fazer várias compras, como das prendas dos famosos desenhistas, artesanatos e jóias na zona comercial de Bocagrande ou no Centro Histórico. O panorama multicolorido continua com a cor de laranja de sua saborosa gastronomia que combina os frutos do mar com a doçura das frutas tropicais e o tempero de várias regiões do mundo; branca e negra pela alegria que brota de noite em seus lugares de festas, em suas 16 praças, nas muralhas ou no interior das “chivas” turísticas que percorrem as ruas cartageneras.

Amarela pelo Centro de Convenções e a ampla infra-estrutura que brindam hotéis para que a cidade seja sempre sede de eventos, congressos e encontros de empresários, chefes de estado e intelectuais que não poupam elogios para esta pérola do Caribe que recebe muito do mundo “macondiano” recriado por nosso Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez. E a cidade é vermelha pela paixão que brota dos apaixonados que eternizam seu vínculo nas igrejas e além das suas muralhas ou que escolhem Cartagena para provar e comprovar do seu mútuo amor.

Referência: http://www.colombia.travel/po/turista-internacional/pontos-turisticos-aonde-ir/destinos-recomendados-para-o-fim-de-semana/cartagena

Sobre o Autor