Fernando de Noronha

Você gosta de mar, de natureza exuberante ou de um local bucólico?

Para qualquer uma das opções Fernando de Noronha é um ótimo destino….


Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte.

Fernando de Noronha é um local de Mergulho recreativo de nível internacional. Com águas quentes ao seu redor, mergulhos a profundidade de 30 a 40 metros podem ser feitos agradavelmente sem necessidade de usar roupa de neoprene.

Este ano voltei a Fernando de Noronha, desta vez com os filhos, e apesar de eu não mergulhar aproveitei muito. Conversei com os nativos e tentei entender um pouco mais da ilha.

Fico pensando em como vive esta gente, que depende em praticamente tudo do continente, para comer, beber e para ter qualquer item de conforto. Não existem plantações ou criações de animais na ilha. Todos dependem de um barco que trás semanalmente desde leite até fogão ou chinelos havaianas. Um lugar que possui apenas uma agência bancária, que de vez em quando nem funciona. Em compensação tem wifi por toda a ilha.

Será que quem vai até a ilha não quer experimentar um lugar em que o consumo e a tecnologia são luxo, até o transporte de ônibus é precário e a única linha circula a cada hora, e em alta temporada a cada meia-hora. As ruas, em sua maioria, não possuem calçadas. A infra-estrutura é bastante precária, entretanto a natureza dá conta e supera qualquer expectativa em beleza e harmonia.

Veja mais fotos de Noronha:

Visualizar Fernando de Noronha – PE em um mapa

Sobre o Autor