Andorra para todos as idades e estilos

Um principado entre a França e a Espanha, que merece uma visita!

Sabe aqueles lugares que podem agradar os que adoram concreto e bons shoppings e também quem ama a natureza? Pois assim é o Principado de Andorra que tem atividades para todas as idades e todos os estilos.

Andorra é um pequeno país, de 460 km² e 85 mil habitantes, com belas paisagens montanhosas, sulcadas por rios e lagos de águas límpidas, cultura secular e as melhores compras dos Pirineus.

O principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. A língua oficial é o catalão, mas também encontramos o espanhol, o francês e o português.

São quase 5.000 lojas com produtos eletrônicos, perfumaria, roupas, artigos esportivos e muito mais.

A beleza natural fica por conta das montanhas escarpadas dos pirineus com altitude média de 1900 metros e são separadas por três vales estreitos em forma de Y. Os 3 meses de inverno rigoroso garantem a neve necessária para esquiar, nos 200 km de pistas balizadas. Já no verão com clima fresco e seco de dias ensolarados permite atividades de escaladas e trekking.

Além disso as águas dos lagos são sulfurosas e em alguns locais chegam a ter até 70 °C, que são utilizadas para tratamentos de pele, ossos e musculares em SPAs de saúde e bem-estar.

O evento mais importante na vida cultural de Andorra é o festival internacional de jazz de Escaldes-Engordany, celebrado durante o mês de julho, onde intérpretes como Miles Davis, Fats Domino e B.B. King já participaram.

E quem gosta de história pode apreciar as igrejas românicas bem conservadas, além dos vários museus que contam muito do que já se passou por lá desde o século IX.

Andorra fica a apenas 3 horas de ônibus a partir do aeroporto de Barcelona. As empresas NovAtel e Andorra Direct Bus, que efetuam este transporte podem deixar a gente direto no hotel, se for o caso.

O principado é dividido em “paróquias”, que seriam como estados com administração e autonomia. A capital é Andorra-a-Velha e as demais são (em ordem demográfica): Escaldes-Engordany; Encamp; Sant Julià de Lòria; La Massana ; Canillo e Ordino, com apenas 3600 habitantes.

A preocupação com o turismo e com os turistas pode ser percebida desde a chegada com diversas opções de passeios e atrações interessantes que podem ser planejadas antes de sair de casa: pela internet e pelos aplicativos disponíveis para iPhone e Android.

Sobre o Autor